O que é que nos assusta?

Autor: Psicóloga Celeste Nobre
Data: 27/05/2016 - 15:03:00
Ajude-nos a compartilhar conteúdo de qualidade!

(CARL JUNG: “ só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos”)

A Depressão Silenciosa é uma doença que ainda, não é reconhecida pelos profissionais da saúde mental por não ter muitos elementos patológicos para um tratamento terapêutico que ela exige.

A Distimia, do grupo F34 no CID 10 conhecida como “ depressão crônica”, pode ser uma das características dessa doença: a Depressão Silenciosa. Essa depressão ,ainda, não atingiu as atividades cerebrais com alterações em seu controle emocional ou mudanças em seu comportamento, mas ela causa variações no humor e outras dores, que não se diferencia muito das mais graves desse transtorno mental.

O quadro depressivo possui um perfil psicológico de insatisfação crônica com a vida, em não querer aceitar a realidade como se apresenta. A manifestação dessa patologia é a não conformação diante das possíveis contrariedades que a vida nos reserva e poderá se expressar pela raiva e, esta não sendo bem elaborada, poderá transformar-se em revolta, que vem enfraquecer a vida emocional das pessoas pela forma de melindre, fácil irritabilidade e o mal humor constante.

Esses estados expressados pela inconformação diante da vida levará à depressão severa com sintoma grave da perda da vontade de viver, deixando de lado: os planos de vida, seus sonhos, tornando-se uma pessoa rígida consigo mesma e inflexível não respeitando todos seus limites e os dos outros. A sua ansiedade não a deixa saber o por que e como ela está neste estado de tristeza, desânimo, abandono, um desassossego n’alma.

A consequencia de todo esse estado de desequilíbrio psíquico e emocional é a energia vital que se perde, deixando muita angústia e seu corpo expressando os sintomas claros como: alergias, distúrbios endócrinos, cansaço crônico, insônia, enxaqueca e outras.

O tratamento convencional tornar-se-á melhor acompanhado pela educação emocional, isto é, ensinar o paciente a gerenciar melhor o seu mundo emotivo, aprender a lidar melhor com sua dor, pois antes do mental essa dor é moral. Todo esse estado doentio o Inconsciente vem à tona e tira do paciente a necessidade de olhar para si com compaixão, compreensão e sabedoria.

Essa depressão silenciosa ela não vem de hoje para amanhã, mas de dias após dias de repressão à criatividade de nossos dons, de nosso talento que precisa sair para o mundo e está em nossas mãos o direito de viver e fazer nosso caminho da felicidade.