Síndrome de Machado Joseph

Autor: Psicóloga Mariah. Celeste Nobre
Data: 12/07/2016 - 17:49:56
Ajude-nos a compartilhar conteúdo de qualidade!

Esta doença tem origem genética. É neurológica e também conhecida “ataxia SCA3”. Ela afeta o cérebro e provoca a degeneração muscular e controle motor.
A principal área afetada, desta doença, é o cerebelo, seus portadores desenvolvem a “ataxia cerebelar”, provocando danos às vias do cerebelo, em que, vai resultar na perda do controle muscular, a perda da coordenação motora, provocando problemas na fala, visão e deglutição.
Esta síndrome se manifesta em adultos dos 35 a 50 anos e é estimada a atacar de 0,3 a 2 pessoas em 100 mil adultos. Foi identificada pela primeira vez em 1972 no Arquipélago dos Açores (Portugal).
A doença pode atrofiar o cerebelo, o tronco cerebral, medula, nervos periféricos e núcleo da base cerebral.
Seu sintoma está na alteração do equilíbrio e coordenação motora, dificuldades para caminhar e segurar objetos. Com a evolução da ataxia percebe-se a alteração na fala, dificuldades para engolir, visão dupla e parkinsonismo (semelhante ao Parkinson). Também pode apresentar distúrbio do sono e síndrome das pernas inquietas.

Seu diagnóstico será por meio do sangue, em que mostrará a expansão anormal dos nucleotódios, e também feito por ressonância  onde mostrará a atrofia cerebral.
Seu tratamento, ainda,  não foi descoberta a cura, seus sintomas são aliviados com fisioterapia, fonoaudiologia, psicólogos, neurologistas que irão ajudar a controlar a doença.

Psicóloga Celeste Nobre
CRP: 06/122912-14